Entrópio e Ectrópio

Entrópio é o termo médico usado para descrever uma condição onde a pálpebra inferior e os cílios giram para dentro, em direção ao olho. Isto faz com que a pálpebra e cílios fiquem em contato com a córnea (a parte da frente do olho) e a conjuntiva (membrana mucosa que protege o olho). Ocasionalmente a criança pode nascer com entrópio.

A condição pode causar irritação crônica na pálpebra e no olho, resultando em lacrimejamento, descamação das pálpebras e secreção de muco, irritação excessiva da córnea, diminuição da visão e uma sensação constante de incômodo no olho.

Devido ao atrito continuado da pálpebra com o olho podem ocorrer danos à córnea, incluindo infecções e cicatrizes. São razões importantes para ter esta condição reparada antes que ocorra um dano permanente.

Entropio e Ectrópio

Ectrópio (cílios voltados para fora) e Entrópio (cílios voltados para dentro)

Ectrópio é quando a pálpebra inferior está voltada para o exterior e não toca no olho, impedindo a distribuição da lágrima que lubrifica o olho.

Como resultado, a conjuntiva (membrana mucosa que reveste a pálpebra) pode tornar-se vermelha e irritável. Esta condição geralmente envolve uma ou ambas pálpebras inferiores, mas raramente afeta as pálpebras superiores.

O ectrópio crônico pode causar irritação na pálpebra e no olho, resultando em infecção, inflamação da córnea e perturbações da visão.